segunda-feira, 10 de março de 2008

10 Livros

Apesar da minha relutância aos “best of ”, tenho que admitir que pode ser útil para firmar ideias, recordar passados e partilhar experiências. De qualquer forma, e de como de livros se trata, esta lista não pretende ser um referência sobre os melhores livros que já li mas sim de livros que me marcaram em alguma fase da minha vida. É provável que me tenha esquecido de algum importante, mas a memória já está gasta e o que hoje me possa parecer irrelevante ontem talvez tenha tido uma importância subliminar. De duas certezas posso me valer, quando de livros e listas se tratam. A primeira é que por mais ávida que possa ser a vontade de ler, com o passar das “Horas”, maior será a lacuna das obras não lidas. A segunda é que desta que hoje partilho, poucos serão os que constarão na lista que, se porventura amanhã o fizer, será impressa no meu último capítulo.


Cronológica e hierarquicamente desorganizado (apesar de o ser possível):


"Top Ten"


· Cem Anos de Solidão – G. G. Marquês
· Praga Escarlate – J. London
· Ensaio Sobre a Cegueira – J. Saramago :)
· A Espuma dos Dias – B.Vian
· Fiesta – E.Hemingway
· 1984 – G. Orwel
· O Livro do Desassossego – Fernando Pessoa
· O Estrangeiro – A.Camus
· O Perfume – P.Suskind
· Os Esteiros – S.P.Gomes

Sem comentários: